Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Sol “brilhou” na Ditadura

Fonte: Caminhos do jornalismo
Jornal O Sol 

O primeiro exemplar do jornal O Sol, foi lançado em setembro de 1967 na cidade do Rio de Janeiro. Idealizado pelo poeta Reynaldo Jardim e tendo como editora-chefe a jornalista Ana Arruda Callado, o jornal teve apenas 70 mil exemplares e permaneceu nas bancas de revista por apenas seis meses em face da repressão e força da Ditadura Militar.


Com o perfil de um jornal alternativo, suas páginas contavam com algo inovador. Recheado de cultura, educação e política, seus criadores utilizavam de recursos cômicos para levar ao leitor as mais duras criticas sobre diversos assuntos.

Com grande influência da política esquerdista, os jornalistas do Sol lutavam contra o regime ditatorial iniciado na noite do dia 31 de março de 1964, quando forças armadas brasileiras derrubaram o então Presidente João Goulart. Seus leitores eram, em sua maioria, jovens revolucionários querendo quebrar tabus de uma sociedade considerada por eles “atrasada”. Eram jovens que almejavam a liberdade, que “caminhavam contra o vento” da ditadura.

O jornal surpreendeu a todos quando publicou uma matéria afirmando que, o então líder revolucionário argentino, Che Guevara, poderia estar vivo., mesmo com os principais jornais brasileiros já tendo confirmado a morte de Che. O Sol trouxe de volta a esperança para estes jovens que acreditavam e lutavam pela liberdade. Passaram pelo jornal grandes nomes da literatura e música brasileira, entre eles Ziraldo, Zuenir Ventura, Arnaldo Jabor, Chico Buarque e Carlos Heitor Cony. E, por sua grande importância na história brasileira, no ano de 2005, foi lançado um documentário em homenagem ao jornal chamado “O sol - Caminhando contra o vento” de Tetê Moraes e Martha Alencar, o qual teve como tema da trilha sonora a música de Caetano Veloso “Caminhando contra o vento”.

                               


“O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia?
Eu vou”     
(Caetano Veloso - Caminhando contra o vento)




Um comentário:

  1. Magnífica sua postagem, grande trabalho! Parabéns!! André Maia

    ResponderExcluir